Aprendizado em francês: descubra a experiência de intercâmbio da aluna Fernanda Gouveia


Desde julho no Canadá, nossa cliente Fernanda está aproveitando ao máximo sua experiência no Canadá. A cidade de Montreal, querida por turistas e locais, foi o destino escolhido para uma temporada de 6 meses no exterior. Fernanda já passou pelo verão, outono e neve! Isso mesmo! Mesmo sem sua chegada oficial, a estação mais esperada por muitos estudantes, que presenciam no Canadá a primeira experiência de neve, já chegou, trazendo beleza e muita alegria. Conversamos com a Fernanda sobre os primeiros meses na escola, na cidade e com os amigos do mundo todo.

Venha conferir sua entrevista e venha com a gente para o Canadá!

Global Mission: Como está sendo a sua experiência na escola ILSC?

Fernanda Gouveia: Tudo na escola é ótimo: funcionários, pedagogos e ambiente. Minha experiência está sendo bastante positiva. Mal posso esperar para ir para minhas aulas todos os dias. O ambiente e a atmosfera proporcionados pela ILSC são incríveis! Os professores são profissionais, supercompetentes e preparados para ensinar estrangeiros a aprenderem o idioma. As aulas são sempre muito bem elaboradas, proporcionando o melhor aprendizado. Outra coisa bem interessante, e que eu adorei, é o fato de que nas sextas-feiras os professores oferecem atividades mais descontraídas, incluindo ida a museus, lanchonetes clássicas de Montreal, dentre outros passeios bem legais que criam um ambiente super agradável. Inclusive criei um vínculo de amizade muito próximo com uma de minhas professoras. Ela é uma profissional incrível que me fez ficar apaixonada por suas aulas e pela pessoa que é. Os alunos também são muito receptivos, pois a maioria está lá também realizando seu sonho de intercâmbio e isso faz com que seja muito fácil se fazer amizades.

Global Mission: Você encontrou suporte na escola em relação aos serviços oferecidos e à aspectos da cidade?

Fernanda Gouveia: Todas as vezes que fui tirar dúvidas na recepção, fui sempre muito bem atendida. Os funcionários são bastante atenciosos, além de simpáticos e prestativos, procurando feedbacks sobre a acomodação, por exemplo, no meu caso em casa de família. Todos realmente se empenham em tornar o seu intercâmbio a melhor experiência possível, tirando dúvidas sobre a cidade, o que é sempre muito bom quando se está procurando informações sobre atrações e eventos.

Global Mission: Você percebe que os aprendizados adquiridos em sala de aula são úteis no dia a dia na cidade?

Fernanda Gouveia: Sem sombra de dúvidas os aprendizados em sala de aula são muito úteis e estão me ajudando e muito na comunicação do dia a dia. Sempre consigo colocar em prática o que aprendi nas aulas, seja na casa de família ou com meus amigos. Essa prática definitivamente está ajudando a aprimorar meu vocabulário e minha fluência no idioma.

Global Mission: Em relação a seus conhecimentos em francês, como você classifica seu aprendizado até agora?

Fernanda Gouveia: Meus conhecimentos em francês melhoraram muito! Não tenho nem palavras para descrever o quanto. Tudo que aprendi na ILSC e coloquei em prática está definitivamente me ajudando a aprimorar o meu francês.

Global Mission: A escola é de fácil acesso aos estudantes, sendo a chegada a ela tranquila?

Fernanda Gouveia: Sim, muito fácil. Lembro que em meu primeiro dia estava muito nervosa e com medo de errar e de me perder no caminho, mas tive ajuda da família na qual estou hospedada, que me levou um dia antes à escola para saber como chegar com facilidade. Localizada na Antiga Montreal, a região é simplesmente maravilhosa!

Global Mission: Com relação à sua experiência na cidade, descreva brevemente sua vivência em Montreal.

Fernanda Gouveia: Não sei nem como começar a descrever Montreal: a cidade é perfeita! Sempre tem muita coisa para fazer, vários pontos turísticos para conhecer e que é até difícil recomendar um só. Definitivamente recomendo conhecerem o parque Jean-Drapeau, que é maravilhoso. Recomendo também a visita ao porto velho ou Old Port, que é um lugar bem turístico e muito próximo à escola, o que é perfeito. Acredito que tudo vale a pena.

Global Mission: Você diria que Montreal é uma cidade acessível monetariamente ou cara, seja em relação à alimentação ou à lazer?

Fernanda Gouveia: A cidade tem muitas opções de lazer gratuitas ou bem em conta, como alguns museus. É claro que também existem algumas atividades que seriam um pouco mais caras e talvez não tão acessíveis para algumas pessoas, mas todas as visitas que fui, nas quais tive que pagar um pouco a mais, sempre valeram muito a pena. O mesmo vale para o caso da alimentação, existem restaurantes que são um pouco caros, porém você consegue encontrar com certa facilidade locais mais em conta, existindo muitas opções baratas. No geral acredito que a cidade seja bem acessível.

Global Mission: Com relação ao transporte de Montreal, como você o classificaria?

Fernanda Gouveia: O transporte é simplesmente ótimo! Sou apaixonada pelo metrô de Montreal! Eu não andava de metrô em minha cidade no Brasil, no caso Brasília. Estava até bastante receosa com relação a isso, mas foi bastante fácil e acredito que já dominei todas as 'manhas' do metrô de Montreal. Posso comemorar: nunca errei uma estação!

Global Mission: Como você classificaria os moradores da cidade? São simpáticos e prestativos? Descreva sua experiência.

Fernanda Gouveia: Nossa, as pessoas são muito prestativas e atenciosas. Já no primeiro dia, quando estava passeando para conhecer a minha vizinhança, acabei me perdendo e procurei ajuda das pessoas da cidade que foram muito prestativas, procurando no mapa de seus celulares onde minha casa ficava. Não posso garantir que todas as pessoas serão tão simpáticas, pois cada pessoa é diferente, mas no geral acredito que são bem simpáticos e tranquilos de se conviver.

Global Mission: Somando todas suas experiências durante o intercâmbio, você ainda o classificaria como sendo positivo e agregador?

Fernanda Gouveia: Sim. Está é, sem dúvidas, uma experiência muito positiva e que agrega demais. No pouco tempo que passei aqui já sinto como se tivessem passado dois anos, considerando todas as experiências e atividades que participei aqui em Montreal. É bastante emocionante pensar que ainda tenho muitas coisas para vivenciar até dezembro. Sem sombra de dúvidas é uma experiência muito agregadora, não só no aprendizado do idioma, mas também por conhecer as pessoas e cultura da cidade. O intercâmbio realmente expande muitos horizontes e pensamentos, o que para mim é muito relevante e uma das coisas que mais gosto sobre essa experiência toda.

E você, já pensou fazer um intercâmbio no Canadá e aperfeiçoar um idioma que sinta paixão?

Tenha certeza de que essa é uma experiência única de estudos. Um intercâmbio que alia aprendizado, cultura, viagens, novas amizades e muito mais!

Entre em contato conosco e venha você também realizar seu sonho de intercâmbio!

#OurGoalIsEducation

#Francês #Intercâmbio #Canadá #Montreal

Instituições parcerias no Brasil:

unimar.jpg
intercambio-marista.png
0a246d3928fcc413a450059943c3b96c769d4296
cooplem.png
    Cultura-Francesa.jpg