Parceiros:

unimar.jpg
logotipo-unisul-vertical-colorido-decodi
0a246d3928fcc413a450059943c3b96c769d4296
    cooplem.png
    Cultura-Francesa.jpg
    Please reload

    Posts Recentes

    Programa de Verão para adolescentes em Toronto: Uma experiência para toda vida!

    October 16, 2019

    1/7
    Please reload

    Posts Em Destaque

    Profa. Siane Campos conta a experiência de participar do programa de inglês para áreas de saúde em Toronto

    June 11, 2017

    Estudar inglês no exterior, com foco nas áreas de Medicina e Saúde. A partir dessa demanda de alunos e professores da Universidade de Salvador – UNIFACS - , nosso escritório, em parceria com a English School of Canada de Toronto, abraçou o projeto e desenvolveu um programa exclusivo de Essential English Health Care, que além de aulas de inglês para área de saúde, oferece aos participantes visitas técnicas em diferentes instituições, como hospitais, universidades, colleges, maternidades, centros de atendimento e suporte a pacientes e familiares.

     

     

    A primeira edição do programa, realizada em janeiro de 2017, contou com alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. A doutora em Biotecnologia e professora do curso de Medicina da Unifacs, Siane Campos de Souza, foi convidada para acompanhar o grupo. Nessa entrevista, Siane aponta os principais destaques do programa, que terá sua segunda edição em janeiro de 2018, já com alguns aperfeiçoamentos a partir da experiência positiva da primeira edição.

     

    Imersão no inglês profissionalizante: Essential English Health Care

     

    A oportunidade de conhecer de perto o sistema de saúde no Canadá foi sem dúvidas um dos pontos altos do programa, bem como o aperfeiçoamento do idioma para aplicação na área de saúde, tanto no estudo de casos, como no atendimento de pacientes. Para Siane, a imersão no inglês profissionalizante foi fundamental para o grupo de alunos brasileiros, que tiveram a chance de aprender em sala de aula e em situações práticas como se comunicar em inglês. 

     

    O curso foi dividido em 3 blocos de estudo e abordou os temas sugeridos por alunos e professores da Unifacs, ainda na fase de criação do programa:

    • Semana 1: Sistema cardiovascular e infarto

    • Semana 2: Sistema respiratório e pneumonia/influenza

    • Semana 3: Sistema reprodutor feminino e gestação

     

    Siane relata que ao final de cada semana os alunos realizaram um teste sobre o tema abordado e ao final da última semana foi aplicada uma prova abordando todo o conteúdo.  Para ela, além dos testes, as apresentações orais semanais, incluindo uma apresentação individual ao final do curso, foram fundamentais para o desenvolvimento de vocabulário em inglês e aperfeiçoamento da comunicação oral dos participantes. 

     

    Visitas técnicas

     

    Ao longo das 3 semanas do programa, os alunos participaram, no turno da tarde, de 7 visitas técnicas, sempre relacionadas aos temas abordados em sala de aula.  Para Siane, esse modelo reforçou o aprendizado do grupo, que teve a oportunidade de colocar em prática o conteúdo apresentado em sala de aula e de se surpreender com o nível de responsabilidade e comprometimento dos profissionais que receberam o grupo. Siane aponta que a abordagem do tema Reprodução e a visita ao Toronto Birth Centre provocaram grande impacto nos alunos, pois a cesariana é sempre uma exceção no Canadá, enquanto no Brasil é uma realidade, especialmente nas classes médias e altas. No sistema de saúde do país, as gestantes podem optar pelo acompanhamento e parto feitos por um médico ou pela midwife – profissional que estuda 4 anos para atuar na área da obstetrícia, sendo responsável pela realização de partos naturais, sem a presença de médicos, e também pelo acompanhamento pré-natal. 

     

    O grupo visitou a University of Toronto, onde ouviram sobre oportunidade de intercâmbios oferecidas pela instituição para alunos internacional. Conheceram também a Ronald McDonald House, uma instituição filantrópica que ajuda famílias de crianças em tratamento, que moram em outras cidades, mas que precisam de apoio e hospedagem ao longo do tratamento em Toronto. Além de abrigo, as famílias contam com academia, cinema, parque infantil e escola – para que as crianças não sejam privadas de estudar. A instituição conta com 4 mil voluntários, em revezamento, e todos os serviços oferecidos às famílias são gratuitos.

     

    Além das visitas, os alunos assistiram a palestra do Dr. Tirone E. David, cirurgião cardíaco brasileiro, que está há 40 anos no Canadá. Dr. Tirone, considerado um dos maiores cirurgiões cardíacos do mundo, compartilhou com os alunos a sua experiência de vida pessoal e profissional.

     

    Grupo de alunos: multiciplinaridade

     

    Participaram da primeira edição do programa estudantes de medicina, psicologia e arquiteta (estudante com foco em arquitetura hospitalar). Para Siane, a participação de alunos de diferentes programas reforça a forte tendência de integração Inter profissional. Nesse contexto, a Profa. ressalta que alunos de enfermagem, biomedicina, farmácia, psicologia, fisioterapia e nutrição podem se beneficiar imensamente ao participarem do programa.

     

    Nova edição

     

    A parceria entre Unifacs, Global Mission e English School of Canada foi um sucesso que merece ser repetido. Para Siane, a resposta dos alunos foi muito positiva e o ganho acadêmico e cultural foi considerado exponencial.

     

    A segunda edição do programa já está lançada e acontecerá entre os dias 2 e 19 de janeiro de 2018, em Toronto. Alunos interessados, tanto da Unifacs como de outras universidades e faculdades das áreas de saúde do país, devem entrar em contato a Global Mission para inscrição. Importante: para garantir a excelência do programa o grupo está limitado a 18 participantes. Garanta a sua vaga!

     

    Informações detalhadas do programa aqui!